Mexer no celular toda hora, trabalhar em frente ao computador, chegar em casa e assitir televisão. A verdade é que todos nós passamos bastante tempo diante das telas. Como refere a revista Viva Mais, esse hábito tem levado muita gente a procurar ajuda médica. “As queixas nos olhos vem aumentando, pois tem crescido o tempo de exposição a estes aparelhos”, explica o oftalmologista Edvalcio Nunes, do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. O excesso de contato com as telas pode provocar desconfortos na visão. A revista explica como evitar e preveni-los.
Olhar fixo - Ficar durante um longo tempo olhando fixamente uma pode desencadear problemas para a saúde ocular. “A distância, o contraste e o brilho dos aparelhos podem causar fadiga ocular, incluindo dores de cabeça constantes, visão turva, olhos secos e irritados, e até falta de concentração”, destaca o cirurgião oftalmologista Renato Neves. Além disso, a publicação explica que permanecer com os olhos vidrados em uma tela faz a gente piscar menos. Geralmente, abrimos e fechamos os olhos de dez a 12 vezes por minuto. No entanto, em frente aos ecrãs o número de vezes cai para seis ou sete. “Quando você pisca, espalha uma camada de lágrima por todo o olho, mantendo-o hidratado. Piscando menos, seus olhos começam a ficar ressecados e irritados”, afirma Neves. Outro ponto a ter atenção é o ar condicionado, que deixa o ambiente mais seco. Prevenção - De acordo com os sintomas, esclarece a revista, o médico poderá receitar colírios lubrificantes. Existem recomendações para ajudar no tratamento e também na prevenção dos problemas. O ideal é fazer pausas de hora em hora ou sempre que possível para piscar. Por alguns minutos, procure olhar para o horizonte. “Piscar é um medida de proteção da visão, já que a pálpebra superior lubrifica os olhos”, explica Neves. O cirurgião oftalmologista recomenda sempre se manter a 50 centímetros das telas. Ele também destaca que se você usa muito o celular, deve “aumentar o tamanho das letras e manter o braço estendido ao trocar mensagens ou acessar a internet”. Outra dica é reduzir o brilho das telas, deixando-as mais agradáveis aos olhos.
Síndrome da visão do computador - Os sintomas são: dores de cabeça, perda de foco, olhos cansados e irritados, visão dupla, movimentos involuntários dos olhos, dor no pescoço e nos ombros. Esses são os principais sintomas da síndrome que está relacionada, além do ar condicionado, a forçar os olhos a focar texto e imagens constantemente no computador, estressando-os. Ainda de acordo com a revista Viva Mais, a síndrome é um problema de saúde pública crescente que afeta a produtividade e a qualidade de vida.
