Quer a noção exata do tamanho da força que a saga Star Wars tem na indústria do cinema e, consequentemente, na cultura pop?
Basta saber que antes do surgimento do mundo criado pelo cineasta George Lucas (no final dos anos 70) os filmes não tinham uma data determinada para estrear nos cinemas, nem havia o compromisso de lançar um título simultaneamente em diversos países. Tem mais: não havia produto licenciado de filme nenhum ou campanhas publicitárias anunciando os lançamentos, nem videogames ou livros ou quadrinhos inspirados em filmes... Ainda continua torcendo a boca para esse tipo de obra de arte que, além de tudo, reúne uma verdadeira nação de admiradores incondicionais? Se a resposta for sim, saiba de mais uma coisa. Foi exatamente para eles que o audacioso diretor J.J. Abrams (o homem por trás de Lost e dos recentes Star Trek) trabalhou nesse Star Wars; Episódio VII - O Despertar da Força, que estreia hoje em 35 salas em Salvador. Esse novo episódio, que se passa 35 anos depois dos acontecimentos de O Retorno de Jedi (1983), foi concebido como homenagem à primeira trilogia e uma promessa de um futuro brilhante para a história da família Skywalker. A estratégia de extrair o melhor da série e revitalizar com uma leitura mais pop, projetando a história para o futuro, foi usada por ele nos dois bons filmes de Star Trek que dirigiu. A homenagem está na recolocação de veteranos em seus papéis originais: Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Princesa Leia Oregana), Mark Hammill (Luke Skywalker) e Peter Mayhew, emprestando seu corpo para o velho Chewbacca. O novo vilão, Kylo Ren (Adam Driver), segue a linha e atua em memória de Darth Vader.
A trama, que inicia a terceira trilogia da saga, começa com a queda do Império, a destruição da Estrela da Morte e, claro, o desaparecimento de Vader. Mas, veja, o Império pode ter caído, mas não está morto. Os esforços para garantir sua ressurreição recaem sobre o sinistro Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) e seu pupilo Kylo Ren. Do lado luminoso estão Rey e Finn, vividos pelos novatos Daisy Ridley e John Boyega, que se colocam no caminho dos antigos jedis. Ela é uma catadora de sucata que acaba se unindo ao desertor das forças do mal e, sem querer, se envolve na busca por Luke Skywalker, cujo desaparecimento é o ponto de partida da nova trama.
Star Wars - O Despertar da Força em 3D no Cine Itaguari em Santo Antônio de Jesus/Ba
Sessões: 10h30; 15h30; 18h10 e 20h40
