As ondas de calor, sentidas durante a menopausa, podem afetar a qualidade de vida. Na verdade, ondas de calor representam um dos maiores problemas para as mulheres durante a menopausa. Se você sentir ondas de calor ou suor excessivo durante a menopausa, algumas providências simples poderão ajudá-la a aliviar o desconforto e o constrangimento causados por esses sintomas.
Evite usar roupas apertadas e fibras sintéticas como náilon ou poliéster, especialmente sob as axilas. Fibras naturais como algodão “respiram” melhor e ajudam na evaporação do suor. Do mesmo modo, sutiãs de algodão são melhores para absorver o suor do que sutiãs de náilon.
Use antitranspirantes diariamente, já que ajudam a reduzir a transpiração Álcool e comidas condimentadas podem causar transpiração; portanto, tente evitar ou reduzir sua ingestão Mantenha seu quarto arejado para ajudar nos casos de suores noturnos.
Um edredom leve ou lençóis de algodão podem ajudar Pesquisas têm demonstrado que exercícios regulares e redução ou interrupção do fumo podem ser benéficos para mulheres na menopausa e podem reduzir as ondas de calor.
Durante os suores noturnos as pessoas experimentam uma intensa transpiração que pode ensopar suas roupas de cama e lençóis.
Suores noturnos fazem parte da menopausa e também ocorrem em momentos de doença ou febre. Durante a febre, a temperatura do corpo aumenta à medida que o organismo reage para combater uma infecção.
A transpiração ocorre ao final da febre e ajuda a resfriar o corpo, trazendo-o à temperatura normal.
Suores noturnos também podem ocorrer simplesmente porque o quarto está muito quente ou porque há muitos cobertores sobre a cama, ou como um efeito colateral de alguns medicamentos.
Caso calores noturnos ocorram regularmente e você não estiver na menopausa, ou se também tiver febre prolongada, é importante conversar com seu médico ou com um profissional de saúde.
