Entre os destaques, estão as ultrassonografias direcionadas ao público feminino e a campanha contra endemias na região central e nos povoados Itapicuru e Jaboticaba. “Levamos agentes de saúde para verificar a existência de possíveis focos de dengue nas residências e nos arredores, além de contarmos com o auxílio de um palhaço para chamar a atenção sobre o vírus da zika, levando informação sobre o combate”, diz a responsável pela iniciativa Isadora Cerqueira Souza, analista de Comunidades da Jacobina Mineração e Comércio (JMC).
A programação incluiu ainda aferição de pressão arterial, testes de glicemia, distribuição de preservativos, de kits odontológicos e renovação da carteira do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a lavradora Selma Maria de Jesus, de 48 anos, o programa veio na hora certa. “Eu tenho um cisto na mama e precisava verificar sua evolução. Durante a consulta, a médica informou que está tudo bem comigo e pediu para fazer novos exames a cada seis meses. Foi muito importante, pude fazer este acompanhamento sem gastar nada e a poucos metros da minha casa”, conta.
O Integrar Saúde é realizado anualmente pelo Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental e visa estimular o bem estar da comunidade do entorno. Em todas as edições, conta com o apoio da Prefeitura de Jacobina, da Secretaria Municipal de Saúde e de médicos especialistas.
Sobre a Yamana