Briga política prejudica atendimento em posto de saúde de Taquarendi, no município de Mirangaba
Moradores do distrito de Taquarendi, no município de Mirangaba, relatam que têm passado por situações de total desrespeito por conta de desavenças políticas dentro da Unidade Básica de Saúde da Família. Segundo uma moradora, que preferiu não ter o nome divulgado, a “politicagem está afetando o atendimento aos pacientes que se dirigem ao posto de saúde de Taquarendi”.

Uma briga política entre os funcionários que apoiam o atual prefeito do município de Mirangaba, Dirceu Mendes Ribeiro (PDT), e outros que seriam contrários a ele, está deixando o atendimento ainda mais deficiente no distrito. “Por causa dessa politicagem, a pessoa que é chefe quando sai ela fecha o posto e leva a chave. Todo mundo que vem têm que esperar a boa vontade dela porque não deixa a chave com a outra só porque não apoia o prefeito”, disse uma moradora.
Ainda de acordo com ela, a funcionária, que não teve o nome divulgado, leva as chaves do posto de saúde mesmo quando deixa o município para resolver questões pessoais em outra cidade. “Outro dia ela foi pra Jacobina resolver as coisas dela e deixou todo mundo aqui na porta esperando. Ela só veio chegar pra abrir o posto e atender o povo umas 10h. Isso porque tem outros funcionários aqui esperando também, mas não tem a chave para atender a gente. Só porque a pessoa não apoia o prefeito ela não deixa a chave e o povo é quem paga pela briga deles aqui no posto”, contou.
A moradora disse ainda que é comum o posto de saúde permanecer fechado quando a funcionária não está, inclusive só essa pessoa tem acesso à cozinha da unidade. Na ausência da servidora, a população do distrito precisa aguardar seu retorno para recomeçar o atendimento. O clima de disputa política e discussões na unidade de saúde são cada vez mais comuns.
O Jacobina Notícias tentou contato com a Prefeitura de Mirangaba, entre às 8h25 e 8h35 de hoje, mas as ligações não foram atendidas.
Jacobina Notícias