O pedetista Ciro Gomes, candidato derrotado a presidente da República, foi vaiado na manhã dessa quinta-feira (7), durante debate na Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Salvador, após críticas à esquerda e ao ex-presidente Lula (PT).
Ciro chegou a dizer que “já estava avisado” do que poderia ocorrer na Bahia. Ao comentar a prisão do petista e a constante campanha pela soltura do ex-presidente, Ciro afirmou que “ou o Brasil entende que isso é fato ou a gente vai delirar”.
“Fora, Ciro!”, chegou a bradar grande parte do público, após gritos de “Lula livre” e “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.
Ao ser confrontado, o ex-ministro repetiu frase que ficou conhecida na boca do seu irmão Cid Gomes: “Eu estou solto. Eu sou limpo. Lula está preso, babaca”.
“Um preso político faria o que sugeri a ele, e fui muito agredido por isso: se asilaria em uma embaixada e levantaria a nação contra essa prisão arbitrária”, disse.
Os atritos entre petistas e Ciro Gomes vêm desde a última campanha eleitoral, quando o partido do ex-presidente Lula articulou politicamente para impedir alianças do ex-ministro com outros partidos de esquerda, como o PSB e o PCdoB. Com informações de Veja e Bahia.ba