Um suposto rompimento ocorrido na tarde desta quarta-feira, 02 de dezembro, gerou grandes especulações entre os internautas, circulando nas redes sociais fotos condizendo que parte da estrutura da barragem de rejeitos da empresa JMC - Yamana Gold haveria se rompido.
A empresa Yamana, emitiu uma nota esclarecendo o que teria ocorrido na área da barragem. Na nota a JMC informa que houve um escorrimento do material que estava na pilha de estoque, assim ocasionando o incidente.
Uma caminhonete e uma retroescavadeira estavam estacionadas próximo ao local, foram empurradas devido a força do material. Os veículos estavam sem ocupantes no momento do ocorrido.
Fonte: Jacobina Informa
Veja a nota na íntegra:
A Jacobina Mineração informa que hoje, por volta das 14h, foi registrado um deslizamento de material na área de estoque da barragem de rejeitos da empresa. Essa área é um local de apoio onde fica armazenado o material sólido inerte que é utilizado durante as obras de alteamento da barragem. O material escorreu da pilha de estoque, empurrando uma caminhonete que estava estacionada no local. Não havia pessoas na caminhonete equipamentos continuaram em operação. demais
Importante reforçar que essa pilha de estoque não tem nenhuma influência na estrutura de segurança da barragem de rejeitos. A barragem na JMC continua segura e operando normalmente. Investigação sobre as prováveis causas deste deslizamento estão sendo conduzidas pela empresa. Continuamos à disposição para mais esclarecimentos.
