Primeiro dia foi realizado no último sábado, (15), ainda ocorrerão mais duas ações nos dias 22 e 29 de outubro.
Estimular a participação do indivíduo no cuidado com a saúde, preconizar a educação em saúde e a prevenção de doenças, além de aproximar os estudantes da Faculdade Ages de Jacobina, pertencente à Ânima Educação, da comunidade local. Esse é o objetivo do projeto: Ei, Bora pra feira? coordenado pela professora Dra. Tâmara Carvalho.
O primeiro dia de ação aconteceu no último sábado 15, com cerca de 250 atendimentos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de preservativos, além de atividades fisioterápicas (massagem e ventosa). Acontecerão mais ações nos dias 22 e 29 de outubro, das 7h às 12h, Feiras de Saúde nas imediações da Feira Livre de Jacobina com campanhas de prevenção de doenças e orientação sobre orientação sexual e reprodutiva, orientação acerca de hiperdia, nutricão e de bem-estar.
De acordo com a Dra. Tâmara Carvalho o Ei, Bora pra feira? ainda permitirá que os acadêmicos da Faculdade Ages participem de atividades interativas com a comunidade por meio de atendimentos e oficinas.
“É importante ressaltar que toda a comunidade acadêmica da Ages está envolvida, com participação de professores médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, biólogos e demais profissionais da área das ciências biológicas e da saúde. Os preceptores dos alunos que trabalham nos serviços de saúde do município também estão participando do projeto e atuando em atendimentos na feira”, observa Dra. Tâmara.
A ação tem parceria da Prefeitura de Jacobina e da Clínica Médica Viva Mais. Os profissionais especialistas que atendem na clínica estarão atuando em atendimento na Feira de Saúde.
Programação
Orientação à saúde sexual e reprodutiva (do homem e da mulher), com discussões e reflexões acerca do Outubro Rosa e Novembro Azul, distribuição de camisinhas e abordagem de temas como métodos contraceptivos e ISTs.
Orientação HIPERDIA com aferição de pressão arterial e testes de glicemia, exame físico e anamnese, educação em saúde sobre hipertensão e diabetes, com triagem para consulta médica que serão realizadas no local.
Orientação Nutricional com medição da altura, peso e cálculo da porcentagem de gordura corporal, sugestões de hábitos saudáveis, com indicação de atendimento com nutricionista, feito no local.
Na parte de bem-estar serão ofertados serviços como massoterapia e ventosaterapia. Acontecerá ainda abordagem de forma lúdica sobre saúde mental.
Fotos: Divulgação