Sim, é possível tirar a sua CNH totalmente gratuita, isso veio do projeto CNH Social, mas para isso você deve cumprir alguns requisitos:
– Ser estudante de rede pública.
– Saber ler e escrever.
– Ter mais de 18 anos.
– Estar desempregado a mais de um ano.
– Ser ex-presidiário que recebe até dois salários mínimos por mês.
– Não ter nenhum tipo de registro da carteira.
A ideia da CNH acessível surgiu pelas companhias de Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Serviço Social do Transporte (SEST), em 2011. Na época, o projeto foi apresentado ao Governo Federal e iniciado pelo Detran de cada região.
Afinal, como a CNH social funciona? Assim como no modelo tradicional, a pessoa que tentar tirar a habilitação dessa forma deve passar por todos os procedimentos previstos no CTB (Código Brasileiro de Trânsito). Sendo assim, é preciso se atentar às etapas:
– Exames médicos e psicotécnicos que avalia as condições físicas e mentais do futuro motorista.
– Aulas e exames teóricos, o curso é dividido em 45 horas/aulas e aborda temas como primeiros socorros, legislação de trânsito, direção defensiva e mecânica básica. No final, há uma prova para comprovar os conhecimentos.
– Aulas e exames práticos, essa parte é a preparação para a realização da prova final. Ao todo, são 25 aulas, sendo que pelo menos 5 precisam ser noturnas. Nelas, o instrutor ensina o futuro condutor a dirigir de forma segura nas vias.
Quais estados participam da CNH social?
Atualmente, não são todos os estados que possuem o programa. Apesar da vantagem ser adotada em cada vez mais regiões brasileiras, ela está presente apenas em sete estados do país, são: MinasGerais.Pernambuco, Goiás, Paraíba, Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Sul.
O post É POSSÍVEL TER SUA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (CNH) GRÁTIS? apareceu primeiro em Sertão Livre.