Todos comemoramos costumeiramente o dia da mulher no do 8 de março, nos foi ensinado que neste dia celebraríamos pela vida e luta das mulheres. Mas você sabe o motivo de comemoramos neste dia?
Bom, primeiramente, precisamos entender que muitas revoluções aconteceram para que as mulheres tenham o mínimo de espaço social que ocupam hoje. Tendo isso em vista muitas revoluções foram necessárias, afinal “As revoluções são a locomotiva da história”.
Alguns pesquisadores divergem na hora de encontrar uma data para celebrar a luta feminista, visto que ela possui muitas origens. Uns falam que a ideia surgia na Primeira Revolução Industrial, outros que foi na Primeira Guerra e há quem defenda seu surgimento foi na Revolução Russa.
Mas a teoria a mais aceita é que a data nasceu após uma conferência na Dinamarca em busca de direitos igualitários, em 1910, e foi consolidada por um histórico incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, no ano de 1911.
Em 1909, dois anos antes do incêndio, as mulheres nova-iorquinas que trabalhavam na fábrica têxtil haviam feito uma greve, reivindicando melhores condições de trabalho e o voto feminino. Em conjunto com os nascentes sindicatos e com o Partido Socialista da América, elas se reuniram em uma passeata que reuniu cerca de 15 mil mulheres. A fábrica, na época, recusou as reivindicações.
Mesmo diante das manifestações a empresa ainda mantinha suas funcionárias com uma jornada de trabalho absurda, em péssimas condições e com uma remuneração humilhante.
E, em 25 de março de 1911, a reivindicação das mulheres se tornou inegável e justificada: A fábrica pegou fogo naquele dia e, dos 600 funcionários, 146 pessoas morreram, sendo 23 homens e 129 mulheres. Diante da fatalidade das trabalhadoras, o mês de março ficou marcado na história como uma conscientização do desastre.
Um ano antes Clara Zetkin, ativista alemã, se inspirou neste nas reivindicações, para criar uma data de comemoração anual pela luta das mulheres. Mesmo que está ideia siga o modelo a qual seguimos hoje, a data não foi decidida neste momento pois ela não contava com a fatalidade do dia 25.
Mas porque dia 8 de março?
Porque no dia 8 de março de 1917, pouco depois de toda a tragédia da fábrica, milhares de russas se reuniram em uma passeata pedindo os direitos para o gênero feminino, bem como o fim da guerra e do desemprego. Assim, nos anos seguintes, o Dia das Mulheres continuou a ser celebrado naquela data pelo movimento socialista, na Rússia e nos demais países do bloco soviético.
Mas apenas em 1975 a ONU oficializou o dia 8 de março como uma celebração internacional dos direitos das mulheres.
Fonte: TV Sertão Livre
O post DIA INTERNACIONAL DA MULHER- 08 DE MARÇO apareceu primeiro em Sertão Livre.