O primeiro prefeito de Caém e principal responsável pela busca pela emancipação política do município, Arnaldo de Oliveira se estivesse vivo estaria completando 100 anos nesta sexta-feira, 31 de março. Cidadão combatente da democracia, dedicou toda sua vida para transformar a realidade do seu município. Foi em seu governo que a cidade ganhou o primeiro posto de saúde, sistema de iluminação pública e um colégio com curso de magistério (formação de professores), um grande feito para época (1965).
Seu Arnaldo, como era chamado, foi ‘um homem à frente do seu tempo’, fato confirmado pelos que conviveram como o mesmo. Ele não só contribuiu efetivamente para o desenvolvimento do lugar onde escolheu para viver com sua família, mas também de toda a região, sendo inclusive responsável pela implantação de grandes obras como o sistema de abastecimento de água de Jacobina, onde também exerceu o mandato de vereador e presidente da Câmara por duas vezes. Como prefeito exerceu dois mandatos (1963/1966 – 1971/1972)
Para marcar a data, Caém preparou um cronograma especial para celebrar seu centenário. Na parte da manhã desta quarta-feira aconteceu uma mesa redonda sobre a vida de Seu Arnaldo e suas contribuições que marcam a história da cidade. O evento foi realizado no colégio que leva o nome do homenageado. Com as presenças de familiares (irmãos, filhos, netos, bisnetos e sobrinhos), da comunidade local, vereadores, e alunos e professores.
Mediado pelo professor mestre Emerson Cajado, fizeram parte da mesa o primeiro filho de Seu Arnaldo, João Oliveira, a professora Adriana Oliveira, o vereador e sobrinho Neto Pablo Piauhy e os historiadores Lucas Santiago e Sidney dos Reis. Em um momento descontraído e de boas lembranças, o público presente assistiu uma verdadeira aula de história sobre a importância das contribuições de Arnaldo de Oliveira para Caém.
O homônimo e filho do aniversariante do dia, o atual prefeito de Caém, Arnaldo filho (Arnaldinho) que também participou da comemoração ressaltou o tão grande era o amor do seu pai para com a cidade que ajudou a ser fundada, e por sua reconhecida contribuição o município inseriu o seu centenário nos eventos em comemoração aos seus 61 anos de emancipação, celebrado no próximo dia 8 de abril. “Nossa família agradece aos organizadores e participantes desta emocionante mesa redonda onde foi contada a história do nosso querido pai”, disse Arnaldinho.
Ainda nesta quarta-feira, uma sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores e uma missa na Igreja Matriz de São Gonçalo completam as comemorações do centenário de Arnaldo de Oliveira.
Arnaldo de Oliveira faleceu em 12 de setembro de 2012, aos 89 anos.



