Neste sábado (01/04), o movimento “Médicos em Luto” foi às ruas de Jacobina, para protestar por melhorias na saúde pública do município.
Com cartazes, faixas, é um caixão, simbolizando a “morte” do sistema público de saúde do município, centenas de pessoas, principalmente, trabalhadores da área médica, fizeram uma caminhada do portão principal do Hospital Antonio Teixeira Sobrinho até o Hospital Regional Vicentina Goulart, passando pelas principais avenidas e ruas da cidade.
Durante o trajeto, os manifestantes receberam o apoio dos moradores, através de aplausos ou palavras de incentiva, demonstrando a preocupação da população jacobinense com a precarização dos serviços públicos de saúde no município.

A Dra Rita Virgínia Ribeiro, presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, também participou da manifestação deste sábado. Ela lamentou a situação da saúde pública no município de Jacobina, lembrando que a precarização dos serviços médicos, afeta pacientes e trabalhadores do setor.
O médico Adelço Mota Carvalho, com mais de quarenta de profissão, e com atuação nos hospitais Antonio Teixeira Sobrinho e Regional Vicentina Goulart, afirmou que Jacobina, como Polo Regional de Saúde, perdeu a sua importância no cenário estadual, principalmente, por ingerência política.
O ex-diretor médico do Hospital Municipal Antonio Teixeira Sobrinho, Manoel Ignácio Brandão Martins Pães Júnior, Dr. Tuca, afirmou que “Jacobina vive o pior momento da sua história na área médica”.
Com larga experiência na atividade médica, inclusive com passagem pela Hospital Antonio Teixeira Sobrinho, o Dr. Airton Vieira declarou ao repórter Solon Cruz que essa é a “pior situação que atravessamos na saúde pública nos últimos quarenta anos”.
O bioquímico Jorge Samuel, que também esteve presente na manifestação, espera que esse protesto possa despertar a atenção das autoridades, para que medidas sejam tomadas em relação à reestruturação da saúde publica no município de Jacobina.






O conteúdo Médicos promovem manifestação nas ruas de Jacobina aparece primeiro em .