A Prefeitura de Várzea Nova, município localizado na região centro-norte da Bahia, anunciou nesta sexta-feira (28) que irá realizar um projeto de reflorestamento em parceria com empresas de energia eólica. A iniciativa visa a recuperação de áreas degradadas e o aumento da cobertura vegetal no município.
Representantes da empresa Rio Energy estiveram em Várzea Nova nesta semana e se comprometeram a doar mudas de plantas nativas para o projeto. A prefeitura, por sua vez, irá indicar as áreas que receberão o reflorestamento. A expectativa é que as comunidades de Santo Antônio, Mulungú e Salinas sejam beneficiadas, além de outras áreas na sede do município.
A iniciativa é importante para a preservação do meio ambiente, bem como para a promoção da qualidade de vida da população. A vegetação contribui para a manutenção do equilíbrio climático, além de ajudar a prevenir a erosão do solo e a garantir a conservação de recursos hídricos.
Além do projeto de reflorestamento, a cidade também receberá investimentos em energia limpa. A partir do ano que vem, Várzea Nova será contemplada com um parque fotovoltaico de cerca de 140 hectares. Além disso, há a expectativa da chegada de um novo parque de energia eólica e outros dois de energia solar.
O desenvolvimento de projetos sustentáveis de energia é importante para a diversificação da matriz energética do país, bem como para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. A iniciativa da prefeitura em parceria com as empresas de energia eólica é um exemplo de como o desenvolvimento econômico pode caminhar junto com a preservação do meio ambiente.
O conteúdo Prefeitura de Várzea Nova e empresas de energia eólica anunciam reflorestamento e novos parques energéticos aparece primeiro em .