O prefeito de Várzea Nova, João Hebert Araújo enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que busca valorizar os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município. A proposta já está em tramitação no Poder Legislativo e tem como objetivo atualizar o valor do salário base desses profissionais, de acordo com a lei federal.
Após ser aprovada, a medida garantirá aos agentes um vencimento base no valor correspondente a dois salários mínimos vigentes, além das vantagens previstas no Estatuto dos Servidores. Essa é uma excelente notícia para os profissionais beneficiados, que terão suas condições salariais melhoradas e reconhecidas.
O prefeito Joãozinho ressalta a importância desses profissionais no sistema de saúde e afirma que, mesmo com a queda de receitas, a Prefeitura Municipal tem buscado valorizar o trabalho dos servidores.
Os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias têm uma missão fundamental no controle de doenças e agravos. Eles trabalham em conjunto com a equipe de Atenção Básica, identificam casos suspeitos de doenças e encaminham os pacientes para a unidade de saúde referência. Além disso, orientam a comunidade sobre sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças, realizam ações de campo para pesquisa e coleta de reservatórios de doenças, cadastram e atualizam a base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de intervenção, executam medidas de controle químico, biológico e ambiental de vetores, entre outras atividades correlatas.
Com a aprovação do projeto de lei, os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias serão ainda mais valorizados e poderão realizar seu trabalho com mais segurança e tranquilidade financeira, trazendo benefícios para toda a comunidade.
O conteúdo Projeto de lei propõe aumento salarial para agentes de saúde e endemias em Várzea Nova aparece primeiro em .