Por iniciativa do atual Presidente da Câmara Municipal de Serrolândia, Clebinho de Silé, foram realizados os últimos testes para a implantação do sistema eletrônico de votação. Na manhã desta quinta-feira (13), vereadores e servidores participaram de treinamento para operar os equipamentos e simularam todas as situações que podem ocorrer durante uma Sessão.
O principal objetivo do sistema é dar mais transparência e segurança ao processo de votação. Antes de votar, os vereadores vão precisar digitar uma senha pessoal. O resultado final ficará visível para o público presente.
Outros benefícios que a modernização traz são: organização e controle dos tempos das discussões, apartes e justificativas, registro das presenças ou ausências dos vereadores nas votações, transparência no que está em discussão em cada momento da Sessão, além de todas as informações ficarem disponíveis em tempo real no site da Câmara
A modernização faz parte do projeto do Presidente da Câmara para conferir maior transparência e agilidade no processo. “Potencializar o exercício democrático dos vereadores durante as atividades gera economia de materiais e tempo, além de dinamismo e atratividade, tanto para nós quanto para a população que nos acompanha”, comentou o presidente do Legislativo, Clebson Lima de Moura (PSD)
Texto do Site da Câmera de vereadores.