Ação busca construir plano de ação às emergências em saúde pública causadas por desastres naturais ou pelo homem
A Secretaria da Saúde do Município de Jacobina participou na manhã desta quarta-feira (09), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, da ‘Oficina da Vigilância de Populações Expostas aos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres) Bahia’.
O evento objetiva construir o Plano de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública (PPR-ESP) dos municípios da Macrorregional de Saúde Centro Norte/Jacobina-BA, preparando os setores da saúde para atuarem em situações de desastres.
Durante a abertura do evento, o secretário da Saúde de Jacobina, Maurício Morais, colocou a sua pasta e todo o corpo técnico à disposição da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e dos municípios da Macrorregional de Saúde do Centro Norte.
De acordo com Morais, os serviços de saúde devem estar devidamente qualificados e preparados para atuarem em situações de desastres. “Jacobina, por ser uma cidade serrana, mineira e com muitas quedas d’água, deve se planejar e preparar todos os atores envolvidos para uma resposta rápida e adequada aos desastres, sejam naturais ou emergenciais”, alertou o gestor.
Estiveram presentes ainda os coordenadores e prepostos da Vigilância Epidemiológica de Jacobina, Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador, Atenção Básica, Defesa Civil e da Central de Regulação do Município de Jacobina.
A oficina, que acontece até a quinta-feira (10), será marcada por discussões sobre gestão de riscos e a avaliação de riscos, além da elaboração de planos emergência ligada a danos causados por fortes chuvas, como inundações, deslizamentos de encostas, rompimentos de barragens, incêndios/queimadas, dentre outros, que precisam de colaborações intersetoriais.
The post Secretaria da Saúde de Jacobina participa de oficina de combate first appeared on Informa Sertão.