Desde a noite do último domingo, dia 3 de setembro de 2023, os moradores do Alto das Pombas (Salvador-Ba) estão sofrendo momentos de muita pressão em decorrência da troca de tiro e altas taxas de criminalidade.
Nos últimos meses muitas situação como essas tem acontecido, mas a do último domingo foi bastante intensa. Os tiroteios começaram por volta das 18 horas, algumas imagens foram captadas pelos moradores, nelas é possível ouvir o barulhos dos tiros e ver diversos indivíduos armados.
O clima tenso e o perigo cercaram Alto dos Pombas até o dia de hoje (04/09), outros tiros foram registrados. Ao que se sabe não houveram vítimas fatais ou feridos, mas é impossível se manter em paz em uma situação como esta.
A polícia militar esteve presente com várias viaturas e helicópteros no local, chegou a trocar tiros com os criminosos, segundo o relato dos moradores.
Essa situação temerosa impediu que os comerciantes abrissem seus estabelecimentos, além de que os transportes públicos não estão passando por aquela região o que dificulta o acesso das crianças para as escolas e de trabalhadores para seus serviços.
A Secretária Municipal de Educação (SMED) informou que devido a este transtorno mais de 260 alunos estão sem ir para a escola, pois as aulas de Cmei Calabar foram suspensas.
A segurança tem sido reforçada, mas ainda não foi suficiente para conter todos os acontecimentos.