O município de Monte Santo no território do sisal da Bahia tem uma tradição secular de receber romeiros de várias regiões do País para celebrar a festa de todos os santos e muitos deles vão com a missão de pagar promessa após alcançar a dádiva [êxito após pedir algo pela força da fé]. A cidade recebe a maior quantidade de pessoas nos dias 31 de outubro e 1º de novembro quando é celebrado o Dia de Todos os Santos pela igreja católica.

O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda mais voltada pelo lado pessoal, já que foi a Monte Santo com o objetivo principal de subir a Serra da Santa Cruz para pagar uma promessa feita em praça pública em 19 de setembro de 2022. O então candidato a sucessão de Rui, com apoio de Lula, Wagner, Otto Alencar e no município a prefeita Silvania e demais autoridades, eufórico com o grande número de pessoas disse que iria vencer às eleições no primeiro turno, na ocasião ele perderia no primeiro turno de acordo com as pesquisas.
Jerônimo disse na ocasião que em caso de vitória retornaria a Monte Santo para subir a serra, um sacrifício e tanto, já que não é fácil a caminhada em local ingrime e muito bico de pedra, mas nem por isso os fiéis católicos deixar de realizar a caminhada após ter alcançado seu objetivo, como foi o caso do governador.
Ele chegou á cidade por volta das 16h e foi recepcionado pela prefeita Silvania Matos que embora seja evangélica mostra o seu profundo respeito a fé e a crença de cada pessoa independente de religião. Ela aconmpanhou o governador até a primeira das 21 capelas onde um padre dava as boas vindas e contava uma breve história sobre a tradição da Serra da Santa Cruz com cerca de 3 km de extensão e 500 metros de altitude.
O deputado estadual Laerte do Vando que é natural de Monte Santo, o ex-prefeito Jorge Andrade e sua filha e vice-prefeita Itácia Andrade também marcaram presença.
Por volta das 17h quando o sol já não incomodava, o governador, Silvania Matos e demais autoridades iniciaram a subida, muitos ficaram pelo caminho por falta de constume, apresentar mal estar foi o caso da prefeita, e outros levados por “São Jerônimo”.
Moradores da comunidade durante todo o trajeto relatava a história, os costumes e tradições. O governador não perdeu a oportunidade de registrar em fotos e vídeos a belissima paisagem do alto da serra até chegar a igreja edificada em 1848.
O governador foi aconselhado a dar três voltas na igreja como manda a tradição, após entrou para conhecê-la. Na oportunidade foi a uma sala onde centenas ou milhares de objetos em madeira com formato de cabeça, perna, braço, mão, deixados como forma de promessa. Em seguida acendeu velas.
Já estava as escuras quando o governador retornou e após cerca de uma hora de caminhada foi recebido novamente pela prefeita Silvania para apresentar o Museu do Sertão onde na primeira sala está uma réplica do meteorito que caiu na cidade. O original se encontra no Museu do Rio de Janeiro.
A prefeita pode mostrar ainda o espaço gonzagão onde estão guardados alguns instrumentos de Luiz Gonzaga, uma galeria de fotos antigas entre outros espaços.
Ao deixar o museu o governador e toda comitiva foi para um jantar no Centro de Lazer e por fim assistiu a uma missa celebrada na Igreja de Senhor do Passos.
Veja outras fotos