
A Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), enviou Nota Oficial à Redação do JAC24HS, para esclarecer a população sobre as ações de poda de árvores na cidade, em particular na região do calçamento às margens do Rio Itapicuru-Mirim.
A nota destaca a importância das árvores nas áreas urbanas, ressaltando os benefícios que proporcionam às cidades e à população. No entanto, salienta que é necessário considerar o planejamento adequado do plantio, levando em conta o entorno, uma vez que as árvores competem por espaço com outros equipamentos urbanos, como postes, placas de sinalização, semáforos, calçadas e rede elétrica.
O comunicado aponta que o processo de arborização do calçamento às margens do Rio Itapicuru-Mirim, em Jacobina, ocorreu de maneira equivocada, sem considerar a presença da rede elétrica de alta tensão acima de muitas dessas árvores. Além disso, destaca a proximidade entre algumas árvores exóticas, o que demanda podas mais drásticas para evitar acidentes com a rede elétrica.
A SMMA informa que realiza avaliações prévias caso a caso antes de realizar podas e destaca o trabalho contínuo da Secretaria no levantamento do quantitativo arbóreo do município. Atualmente, há aproximadamente 7.000 árvores registradas na sede, povoados e distritos.
A nota também ressalta as ações positivas da SMMA, em colaboração com empresas parceiras, na produção e distribuição de mais de 6.000 mudas de plantas ao longo do ano de 2023, contribuindo para o equilíbrio ambiental do município. A população é convidada a retirar mudas no horto municipal, bastando realizar a solicitação junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O conteúdo Prefeitura de Jacobina esclarece ações de poda de árvores na cidade em Nota Oficial aparece primeiro em .