Cruzeiro e Bahia se enfrentam nesta quinta-feira (17), às 21h30, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O palco da partida traz boas recordações para a equipe mineira, que tem um histórico amplamente favorável diante do Tricolor Baiano quando atua em casa.
Nos 32 confrontos realizados no estádio, a Raposa venceu 22 vezes, empatou em oito oportunidades e sofreu apenas duas derrotas. A última vez que o Esquadrão superou o adversário no Mineirão foi em 2013, em um duelo pela última rodada do Brasileirão daquele ano. Na ocasião, mesmo com o Cruzeiro já campeão antecipado, o Bahia conquistou uma virada por 2 a 1 e se safou do rebaixamento com gols de Marquinhos Gabriel e Anderson Talisca (nos acréscimos). Veja as escalações daquele confronto:
Cruzeiro: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva, Souza, Everton Ribeiro (Júlio Baptista) e Ricardo Goulart (Willian); Dagoberto e Borges (Vinícius Araújo).
Bahia: Marcelo Lomba; Titi, Démerson e Raul; Fahel, Hélder, Rafael Miranda, Marquinhos Gabriel (Diones), William Barbio (Fabrício Lusa) e Anderson Talisca; Fernandão (Souza).
Antes disso, o único triunfo baiano no Mineirão havia ocorrido em 1991, também pelo Brasileirão, com gol solitário de Luís Henrique aos 43 minutos do segundo tempo. Confira as escalações daquele duelo:
Cruzeiro: Paulo César; Balu, Vanderci, Adílson e Dinho; Ademir, Marco Antônio Boiadeiro e Ramón; Luiz Gustavo, Charles e Heider (Quirino).
Bahia: Sérgio Nery; Gilvan, Jorginho Baiano, Paulo César Baiano e Wagner Basílio; Paulo Rodrigues, Lima Sergipano (Marcelo Jorge) e Adil (Edemilson); Gil Sergipano, Luís Henrique e Naldinho.
Para o confronto desta quinta, as equipes vivem situações diferentes na tabela. O Cruzeiro ocupa a 12ª posição com quatro pontos, já tendo vencido um dos três duelos, enquanto o Bahia aparece em 14º, ainda sem vencer na competição após três empates consecutivos.
Com alto investimento nos dois elencos em 2025, ambos os clubes buscam reação para subir na classificação e se consolidarem como postulantes ao título da competição ao lado de Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Internacional.
Fonte: Bahia Notícias / Foto: Rafael Rodrigues