
O Procon Bahia iniciou, nesta sexta-feira (1º), uma operação conjunta de fiscalização nas agências da Crefisa S.A. (Crédito, Financiamento e Investimentos) em diversos municípios do estado, incluindo Jacobina. A ação é realizada em parceria com os Procons Municipais e a secção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) e segue até o dia 7 de agosto.
Em Jacobina, as equipes do Procon, acompanhadas de representantes da OAB local, vistoriaram a unidade da Crefisa para verificar denúncias de práticas abusivas contra consumidores hipervulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência e cidadãos de baixa escolaridade. Entre as irregularidades relatadas estão longas filas e excesso de tempo de espera, ausência de assentos e sanitários adequados, falta de acessibilidade e deficiência nas informações prestadas aos clientes. Também são analisados aspectos relacionados à formalização de contratos e à atuação de correspondentes bancários.
Caso sejam confirmadas infrações, a agência poderá ser autuada e responder a procedimentos administrativos, além de sofrer sanções previstas na legislação consumerista. Ao final da operação, os relatórios das fiscalizações realizadas em Jacobina e nos demais municípios participantes serão consolidados pelo Procon-Ba para definição das medidas cabíveis em âmbito estadual.
Foto: Ascom/SJDH
O conteúdo Jacobina integra operação estadual de fiscalização em agências da Crefisa aparece primeiro em .