
O distrito de Caatinga do Moura, distante 44 Km da sede de Jacobina, celebra neste 06 de agosto o tradicional festejo de Bom Jesus da Glória. De acordo com o professor Marcelino Silva Souza, a devoção remonta ao século 19, quando D. Rosa Marques, ainda jovem, recebeu uma imagem do Bom Jesus da Lapa como presente de aniversário de seu padrinho. Desde então, ela se tornou devota fervorosa e realizava anualmente, em seu aniversário, noites de novena em louvor ao santo, o que acabou estabelecendo a tradição religiosa na comunidade.
Ao se casar, D. Rosa pediu que seu esposo construísse uma capela para realizar as novenas, dando início aos festejos do Bom Jesus da Glória. Em 1938, o padre José Carneiro celebrou a primeira missa, a convite de D. Rosa Marques. A partir dessa data, os festejos em honra ao Bom Jesus ganharam popularidade e fervor, tornando-se a maior romaria da microrregião.
O Padre Laerth, da Paróquia de Várzea Nova foi o celebrante da Missa Campal, que contou com a presença do Padre Darlan, da Paróquia de Ourolândia, como concelebrante. No final da celebração, ocorreu o sorteio para a escolha dos próximos encarregados da Festa, tendo o Grupo Jovem sendo o escolhido para a organização dos festejos em 2026.
O evento litúrgico contou com as presenças da prefeita de Jacobina, Valdice Castro, do presidente da Câmara, Noelson Oliveira, secretários e vereadores.
A programação segue com a procissão às 16h00 seguida da benção final às 18h00. À noite, no palco montado na Praça, tem as apresentações de 100 Parea, Alessandro Dias e Desejo de Menina.
The post Caatinga do Moura celebra o seu tradicional padroeiro Bom Jesus da Glória first appeared on Mais Política.