O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta terça-feira (12) uma série de mudanças em seu secretariado, envolvendo as secretarias de Administração (Saeb), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
Na Secretaria de Administração, Rodrigo Pimentel, que até então era diretor do Detran, assume o comando da pasta, substituindo Edelvino Góes. Já na Secti, André Joazeiro deixa o cargo para dar lugar a Marcius Gomes, que era chefe de gabinete da secretaria.
Informações obtidas pelo BNEWS indicam que o lugar deixado por Rodrigo no Detran deve ser ocupado por Max Passos, atual diretor de Habilitação do órgão.
Max Passos tem forte ligação com a bancada dos Progressistas na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), liderada pelo deputado estadual Niltinho. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, a indicação de Max para a direção-geral do Detran é fruto de uma articulação política que envolve o próprio governador e os deputados progressistas Niltinho, Hassan, Eduardo Sales e Antônio Henrique.
Ainda conforme apuração, a movimentação já vinha sendo esperada há quase um ano devido à proximidade de Max com o governo estadual e a bancada do PP na Alba. Contudo, o presidente estadual da sigla chegou a vetar o nome de Max, sugerindo em seu lugar o primo e ex-diretor da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Gilvan Lima.
O cenário político também foi impactado pela recente federação entre o PP e União Brasil, o que inviabilizou a indicação do deputado federal Mário Júnior para o cargo, já que ele não conseguiu costurar a entrada da sigla na base governista.
Com essa nova configuração, a expectativa é que Max Passos consolide sua posição à frente do Detran, fortalecendo a presença do PP na estrutura do governo estadual.
Fonte: Bnews