O ex-prefeito de Araci, ex-diretor da 12ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e suplente de deputado estadual, Silva Neto, relembrou a longa mobilização que culminou na autorização para a construção do Hospital e Maternidade Regional do Sisal, em Serrinha, em ato com o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de Saúde Roberta Santana, na tarde desta sexta-feira, 22.
Em entrevista ao Calila Noticias, ele afirmou que a proposta nasceu de uma construção coletiva, envolvendo gestores de saúde, lideranças políticas e a própria população. “É uma história bonita, longa, de muito trabalho e empenho. Já em 2011, quando dirigíamos a Dires, o hospital era debatido como prioridade. Hoje temos esse presente grandioso para a saúde da Bahia e da região sisaleira”, afirmou.
O equipamento terá mais de 200 leitos e será referência para 18 municípios, ajudando a reduzir a demanda em unidades como o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana.
“O mais importante é perceber o empenho real e proativo do Governo do Estado em garantir essa conquista. Esse hospital vai transformar a saúde da nossa região, oferecendo atendimento digno para milhares de famílias”, completou.
Prefeita de Araci, Keinha, destaca o impacto positivo para as mulheres

A prefeita de Araci, Keinha (PDT), sucessora de Silva Neto, ressaltou o impacto especial da maternidade: “Hoje, em casos graves, as famílias precisam ir a Feira de Santana ou Salvador. Com a maternidade, teremos uma redenção para nossa região, garantindo acolhimento digno e segurança para mulheres e crianças”, disse.
Prefeito Ubaldino, de Valente, reforça caráter regional
O prefeito de Valente, Ubaldino Amaral (Avante), destacou a dimensão do hospital: “Será de grande importância pela estrutura, equipamentos e pela localização estratégica em Serrinha, fruto do entendimento entre os prefeitos para beneficiar toda a região”, ressaltou.
Prefeita Villma, de Cansanção, valoriza obra como conquista coletiva
Presente ao ato, a prefeita de Cansanção, Vilma Gomes (MDB), acompanhada do ex-prefeito Ranulfo Gomes e do presidente da Câmara, Frederico, falou da prestação de serviço à saúde mais próximo. “Muitas vezes precisamos levar pacientes a Feira ou Salvador, o que gera altos custos e sofrimento. Esse hospital vai salvar vidas. Está sendo construído em Serrinha, mas é de todos nós do Sisal”, afirmou.
Secretária de Saúde, Roberta Santana reforça compromisso do governo
A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, ressaltou que o hospital simboliza o cuidado do governo com as pessoas: “É um investimento de alta qualidade, que amplia o acesso e transforma a vida de milhares de famílias da região. Nosso compromisso é entregar uma saúde pública cada vez mais estruturada”, disse.
Governador acompanhou início das obras

Antes do ato de assinatura da ordem de serviço, o governador Jerônimo Rodrigues esteve no canteiro de obras, onde máquinas já trabalham na preparação do terreno. Ele acompanhou os serviços por mais de uma hora, reforçando o compromisso com a execução imediata da obra