
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Nova, Marcelo Teodoro da Silva, esteve em Salvador, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), onde se reuniu com representantes da Procuradoria Especial da Mulher — órgão responsável por fortalecer a interlocução entre o Poder Legislativo Estadual e a sociedade na defesa dos direitos femininos.
A visita faz parte de um movimento institucional que busca ampliar o espaço de proteção, orientação e apoio às mulheres no município. Nesse sentido, a Mesa Diretora apresentou o Projeto de Resolução nº 005/2025, que cria a Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Várzea Nova.
De acordo com o texto, caberá ao órgão encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher, acompanhar a execução de políticas públicas, promover campanhas educativas, realizar audiências e seminários sobre o tema, além de zelar pela defesa dos direitos das mulheres no município.
O presidente Marcelo Teodoro destacou a importância da viagem a Salvador: “Nossa ida à Assembleia Legislativa foi fundamental para conhecer de perto a experiência da Procuradoria Especial da Mulher, compreender suas atribuições e buscar caminhos para implementar essa política de proteção em Várzea Nova”, afirmou.
“A criação da Procuradoria Especial da Mulher é um marco para o nosso município, pois garantirá às mulheres de Várzea Nova um canal direto de acolhimento, defesa de direitos e promoção da igualdade”,declarou.
O projeto tramita no Legislativo municipal e, após aprovação, permitirá a estruturação do novo órgão, que ficará vinculado à Mesa Diretora da Câmara de Várzea Nova, que é pelos vereadores Marcelo Teodoro da Silva (presidente), Antonio Paulo Oliveira Nunes (vice-presidente), José Nilton Moreira da Silva (1º secretário) e Absolon Pimentel da Silva (2º secretário).
O conteúdo Câmara de Vereadores anuncia criação da Procuradoria Especial da Mulher em Várzea Nova aparece primeiro em .