O irmão mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Renato Antonio Bolsonaro, de 61 anos, é a grande aposta do PL para representar o sobrenome da família nas eleições em São Paulo.
Como o deputado Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o início do ano e não deve concorrer em 2026, o partido, liderado por Valdemar Costa Neto, decidiu investir em Renato para atrair votos para o Congresso.
Durante o ato de 7 de Setembro na Avenida Paulista, Renato apareceu com a camisa amarela da Seleção Brasileira. Isso já tinha acontecido em outro evento, em agosto. Desta vez, Valdemar Costa Neto pegou o microfone e apresentou Renato como candidato.
“É vermelho como o Bolsonaro, mas não é bonito como o Bolsonaro (...) O Renato vai ser nosso candidato a deputado federal por São Paulo. O presidente Bolsonaro foi quem decidiu. E ele usará o número 2222”, disse Valdemar, ao microfone e também em entrevista ao GLOBO.
A escolha de Renato pode enfrentar problemas. Ele já concorreu oito vezes a cargos públicos no Vale do Ribeira e no Litoral Sul, áreas mais pobres de São Paulo, mas só venceu uma vez, em 1996, como vereador em Praia Grande.
Na última eleição, em 2024, Renato tentou ser prefeito de Registro, no interior de São Paulo. Mesmo com o apoio do irmão Jair Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas, que foi à cidade pedir votos, Renato teve apenas 9.708 votos, metade dos votos do vencedor, o ex-deputado Samuel Moreira (PSD).
Fonte: Bnews
