A Bahia recebeu 104 unidades do antídoto mil unidades do antídoto fomepizol para reforçar o estoque estratégico do SUS destinado ao tratamento de intoxicações por metanol, associadas ao consumo de bebidas adulteradas.
No total, o Ministério da Saúde recebeu 2,5 mil unidades, que foram enviadas para todos os estados e o Distrito Federal na quinta-feira, 9. Além disso, 1.000 ampolas permanecerão no estoque estratégico do Ministério.
A aquisição é inédita no Brasil, realizada com a subsidiária de uma empresa japonesa, e ocorreu apenas oito dias após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acionar o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O medicamento é considerado raro devido à baixa produção mundial.
Novas remessas
As unidades federativas poderão solicitar o envio de novas remessas, de acordo com a necessidade apresentada e os registros de casos. O quantitativo de ampolas para cada estado foi definido considerando a população divulgada pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assegurando a oferta equânime à população e a resposta eficaz às emergências toxicológicas.
Já temos no Brasil o etanol disponibilizado em todas as unidades da federação. As compras foram realizadas pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e os hospitais de clínicas já contam com esse insumo. O que estamos oferecendo agora é uma segunda opção, o fomepizol, adquirido via Opas com apoio da Anvisa: são 2.500 ampolas que já estão sendo entregues, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Mariângela Simão.
O objetivo, segundo ela, é que todos os estados do país tenham à disposição tanto o etanol quanto o fomepizol.
Fonte: A Tarde / Foto: Reprodução
