O bar “Cravinho”, popular estabelecimento de bebidas do Pelourinho, foi alvo de fiscalização nesta quinta-feira, 16, após operação conjunta entre o Procon-BA, a Polícia Civil (DECON e DPT), Codecon, o Ministério da Agricultura e Pecuária.
De acordo com informações da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) obtidas pelo Portal A TARDE, a ação apura se há substâncias alcoólicas adulteradas e manipuladas nos locais. Ainda de acordo com a Procon, foram encontradas 90 garrafas de bebidas alcóolicas sem autorização da MAPA
Até esta quarta-feira, 15, o Ministério da Saúde registrou 41 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica em todo o Brasil, e a força-tarefa na Bahia apura possíveis presenças da substância.
Além do Cravinho, outros três estabelecimentos comerciais foram alvos da fiscalização. De acordo com o órgão, a iniciativa serve para averiguação e levantamento de informações sobre falsificação de bebidas. Além disso, a análise de substâncias será feita pela Polícia Civil.
"Constatamos o fato e estamos coletendo informações sobre as autorização de produção das bebidas alcólica para saber se estão autorizadas pelo MAPA. Instauramos um processo administrativo para apurar os casos", disse Iratan Vilas Boas, diretor de fiscalização da Procon.
A Tarde