A comunidade quilombola de Coqueiro de Mirangaba realiza nesta terça-feira (6), a tradicional Festa de Santo Reis, um evento que marca o encerramento do ciclo natalino católico e reforça as tradições culturais e a identidade da comunidade. A celebração reúne manifestações de fé, reverência e festa, destacando a importância da data para os moradores local.
A festividade, que tem origem na tradição cristã da visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, é um dos momentos mais importantes do ano para os quilombolas. A festa não é apenas um momento de folclore, mas uma expressão viva da resistência cultural e da preservação da memória coletiva, sendo um elemento agregador para o sentimento de pertencimento dos quilombos.
O evento, que deve se estender por todo o dia e noite, contará com a participação de moradores e visitantes, que poderão vivenciar de perto essa manifestação cultural tão rica e significativa na região. A Festa de Santo Reis na comunidade de Coqueiro é um exemplo de como essas práticas festivas são fundamentais para a manutenção das tradições e identidades locais na Bahia.
Além da parte religiosa, fazem parte da programação cultural, as apresentações do grupo de sambadores Pedro da Viola, Zé Beté e Valdir, durante a tarde e dos cantores Túlio Rocha, Brankinho e Rafinha – O bom de verdade, à noite.
The post Apresentações musicais marcam o Dia de Santo Reis da comunidade de Coqueiro, em Mirangaba first appeared on Noticia Limpa.