O Sistema Único de Saúde (SUS) anunciou o início da vacinação contra a dengue para profissionais que atuam na atenção primária à saúde a partir de 9 de fevereiro, com a nova vacina Butantan-DV, desenvolvida integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,1 milhão de trabalhadores da saúde serão vacinados, priorizando aqueles que realizam os primeiros atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e visitas domiciliares. Entre os profissionais contemplados estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipes multiprofissionais que lidam diretamente com casos suspeitos de dengue.
A Butantan-DV é a primeira vacina de dose única contra a dengue com tecnologia totalmente nacional, indicada para ampliar a proteção dos profissionais de saúde. A estratégia faz parte de um esforço maior do governo federal para fortalecer a imunização e combater a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O imunizante oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e insere-se em uma política ampliada de vacinação que pode, futuramente, atingir o público geral conforme a disponibilidade de doses.
Informe Jacobina / Com informações de SeLigue Bahia