![]() |
| Polícia Civil do AM/ Divulgação |
A Polícia Civil do Amazonas (PCAM) realizou, na manhã desta sexta-feira (23/1), uma coletiva de imprensa para detalhar o assassinato de uma criança ocorrido na noite de quinta-feira (22/1), na Zona Norte de Manaus (AM). Fernando Batista de Melo, de 48 anos, está foragido após matar o próprio filho, Manoel Franco de Melo Neto, de três anos.
Segundo o delegado Adanor Porto, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a discussão entre Fernando e a mãe da vítima — gravada em vídeo e amplamente divulgada nas redes sociais — ocorreu horas antes do crime, quando o ex-casal se encontrou para conversar.
De acordo com Porto, o bate-boca teria começado após uma cobrança de pensão alimentícia, já que a mulher havia decidido encerrar o relacionamento, decisão que não foi aceita pelo suspeito.
Ao ser cobrado sobre as responsabilidades financeiras com os filhos, Fernando teria se exaltado e negado o pagamento. Diante disso, a mulher afirmou que recorreria à Justiça.
Na gravação, é possível ver Fernando ameaçando a mulher com uma faca, enquanto o segundo filho do casal, um bebê de apenas 10 meses, presencia a cena.
Após a intimidação, ele teria deixado o imóvel afirmando que mataria a ex-companheira. Já na residência de seu próprio pai, onde a criança costumava ficar às quintas-feiras, Fernando afirmou, por volta das 18 horas, que tomaria banho com Manoel. No entanto, trancou-se no banheiro e, após cerca de 20 minutos, parou de responder aos chamados do avô da criança, que passou a ficar preocupado.
“O avô bateu novamente à porta e, quando o autor abriu, se deparou com uma cena chocante: a criança jogada no banheiro, sem roupas, em um ambiente com muito, muito sangue”, relatou o delegado.
Manoel morreu após ter a cabeça batida contra a parede e ser atingido por diversas facadas.
“Em cinco anos atuando na DEHS, nunca vi um caso como esse. Ainda estou tentando me recuperar da cena do crime”, afirmou o delegado Fábio Silva, também da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros.
Decreto de morte
A coluna apurou que a facção criminosa Comando Vermelho (CV), que domina o crime na Zona Norte de Manaus, decretou a morte de Fernando
A brutalidade do caso levou à ativação do chamado “tribunal do crime” da facção. Agora, além da força-tarefa montada pelas forças de segurança do estado para capturar o suspeito, integrantes do grupo criminoso também realizam buscas com o objetivo de executá-lo.
Fonte: Metrópoles

