Céu das Artes traz programação gratuita para Jacobina
Serão 20 sábado de atividades culturais, democratizando o acesso a obras de artistas regionaisDurante cinco meses, Jacobina terá uma programação cheia de eventos gratuitos, contemplando o público com uma série de atividades culturais. Trata-se do projeto Céu das Artes que terá início neste sábado, 02, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), bairro Félix Tomaz.
Aprovada no Edital Territórios Culturais, da Secretaria de Cultura da Bahia, o Céu das Artes tem o objetivo de dinamizar o CEU promovendo a difusão de expressões artísticas tradicionais da cultura do Território de Identidade Piemonte da Diamantina, bem como proporcionar meios de geração de renda e valorização da cultura popular.
Com programação regular semanal, por 20 sábados consecutivos, o evento contará com exposições artísticas (fotografia, artes visuais/plásticas, artesanato), espetáculos teatrais, apresentações musicais/culturais/de dança, exibições cineclubistas, além de formação nas áreas culturais (cordel, incentivo à leitura e escrita, fotografia, dança, capoeira), democratizando o acesso a obras de artistas do Território.
Para a primeira semana de eventos, a equipe técnica do Céu das Artes programou (veja abaixo) Oficina de Dança, apresentação no Cine Clube, apresentações culturais, exposição do artista plástico Almaques Gonçalves, artesanatos, comidas, entre outras.
O coordenador Técnico do Céu das Artes, Richard Silva, explica que o Céu das Artes terá uma infraestrutura que permitirá aos expositores e visitantes contemplarem as potencialidades artísticas, culturais, gastronômicas e da economia criativa do território. “Além de uma excelente opção de lazer para toda a família, o projeto irá apresentar/difundir, valorizar e fomentar o que a nossa cultura tem de melhor. Vale a pena prestigiar”, garante Richard.
O Céu das Artes é uma realização da Associação de Ação Social e Prevenção das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF), conta com o apoio da Prefeitura de Jacobina e tem o apoio financeiro do Governo do Estado por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura da Bahia.
