Em um gesto de unidade e compromisso com a reconstrução do Partido dos Trabalhadores em Jacobina, os coletivos Sintonia Vermelha, Raízes da Resistência e a tendência interna Democracia Socialista anunciaram a formação da chapa "Reconstrução Popular" para disputar a direção municipal do partido no Processo de Eleição Direta (PED) 2025.
A nova chapa surge como fruto do diálogo entre diferentes correntes e lideranças locais, que decidiram unir forças em torno de um projeto comum: reconstruir o PT em sintonia com as lutas populares, os movimentos sociais e a diversidade de vozes da militância.
A chapa é composta por pré-candidaturas representativas das forças que compõem essa aliança:
* Elicássia Guedes, pelo coletivo Sintonia Vermelha (Presidenta),
* Valéssio Brito, por Raízes da Resistência (Vice-presidente),
O grupo compartilha o compromisso de tornar o PT em Jacobina mais democrático, combativo e enraizado nas comunidades, construindo um partido que dialogue com a juventude, os trabalhadores, a cultura popular e os territórios periféricos.
“A chapa ‘Reconstrução Popular’ nasce do sentimento de que é possível fazer mais e melhor com a força do povo. Queremos um PT que escute, acolha e lute junto com quem está na base”, afirmar Elicássia representante da chapa.
Nomes históricos fazem parte da Composição da Chapa como:
Carlinhos do PT
Rone do Junco
Roberval do Sindicato
Almir Lima
Pirulito
Ana Lucia Teixeira
Gislene Mota
Cristener do Sindicato dos Bancários
Manoel das Cachorras
Rainha Dalva
Cristina do líder
João Francisco Lages
E outros
A proposta também defende a ampliação da participação da militância no debate político, a formação de núcleos de base e uma atuação mais orgânica nas lutas pela saúde, educação, trabalho e direitos no município.
A “Reconstrução Popular” já inicia sua jornada dialogando com filiados e filiadas de diversas comunidades, reforçando que a reconstrução do PT de Jacobina será feita com escuta, coragem e compromisso com as transformações sociais.
Com o PED previsto para o dia 6 de julho, a expectativa é que esta eleição seja marcada pela pluralidade, participação e pela força da unidade popular, em sintonia com os desafios da Bahia e do Brasil.