![]() |
Ao todo, mais de 100 pessoas foram atendidas e tiveram acesso a serviços de prevenção e cuidado |
Durante as comemorações de aniversário do Mix Mateus, nesta sexta-feira (29), em Jacobina, alunos do curso de enfermagem da Ages, instituição pertencente ao ecossistema Ânima, marcaram presença levando ações de saúde à população. A atividade contou também com a participação dos integrantes da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva – Coletiva Ages.
Sob a orientação do coordenador do curso e orientador da Liga, professor Carlos Eduardo Soares, os estudantes realizaram testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e promoveram o rastreamento de hipertensão arterial e diabetes mellitus.
“Levar nossos futuros enfermeiros para a comunidade vai muito além de uma aula prática; é a imersão que transforma protocolos em compaixão. É nesse contato direto, no atendimento gratuito e nas ações sociais, que eles compreendem a real textura da vida da população que cuidarão. Essa proximidade não forma apenas técnicos competentes; forja seres humanos compassivos. É o momento em que a universidade devolve à sociedade, em forma de saúde, dignidade e cuidado concreto, o investimento que ela fez em cada um de nós”, destacou Carlos Eduardo.
Ao todo, mais de 100 pessoas foram atendidas e tiveram acesso a serviços de prevenção e cuidado, fortalecendo a integração entre ensino e comunidade.