O deputado estadual Laerte do Vando (PSC) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 2, para homenagear o coronel Zeliomar Almeida Volta, vítima fatal de um acidente de carro na BR 116, no trecho de Serrinha, na última sexta-feira, 28. O parlamentar, que estava no interior do estado quando recebeu a notícia, também protocolou nesta tarde uma moção de pesar pela morte do oficial.
Durante discurso, Laerte destacou as qualidades e as atividades desenvolvidas pelo oficial, conhecido por sua simplicidade.
“Foi um herói que contribuiu para segurança pública do nosso estado, ocupando altos cargos, mas, sobretudo, manteve a humildade e suas raízes sertanejas”, disse.
Na ocasião, o parlamentar fez, ainda, a leitura de um texto escrito pelo tenente coronel da reserva PM Francisco Assis.
“Filho, pai, avô, esposo, amigo, profissional exemplar, Zeliomar nos deixa no momento que vivia a plenitude de sua maturidade. Um homem que dignificou a raça humana. Deixa lacuna e tanto, e só esse tal destino tem explicação para um acontecimento tão triste”, dizia o documento.
Há 43 anos na corporação baiana, Zeliomar comandou o Batalhão de Polícia de Choque, o Comando de Policiamento Especializado (CPE), o Comando de Operações Policiais (COPPM), entre outras unidades. Na estrutura da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a última função que exerceu foi o cargo de superintendente de Prevenção à Violência (Sprev). Apesar de estar na reserva há 6 anos, o oficial ocupava o cargo de secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos em Monte Santo, terra natal.
O sepultamento ocorreu no sábado, 29, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Telles.
Por: Daiane Baruque