Durante um ato político bastante concorrido na manhã deste sábado, 07, na sede da Câmara de Vereadores, a professora Maria Luzineide Costa Silva e a vereadora Josicelia dos Santos Nascimento, foram lançadas com pré-candidatas a prefeita e vice de Lamarão, município localizado no território do sisal. Segundo o prefeito Dival Medeiros Pinheiro (PT), conhecido cor Dival de Memel, a escolha de Ninha, como é chamada a professora Maria Luzineide, se deu após várias pesquisas e de ouvir representantes dos segmentos da sociedade e das diversas comunidades, tanto na zona rural quanto na urbana.
Ninha que atua como diretora geral de Educação, há pouco mais de três anos no cargo, foi secretária de Educação nos quatro anos do primeiro mandato de Dival, segundo o prefeito, foi responsável pela bom desempenho da pasta e está preparada para administrar o município, pois “fiz muito e reconheço que a muito ainda para se fazer. Recebi o município em janeiro de 2013 completamente abandonado e hoje as mudanças são visíveis”, falou Dival.
“O nosso povo, ou seja, a maioria da nossa gente quer as coisas publicas funcionando e funcionando bem. Ninha esta preparada para continuar e avançar este projeto iniciado há oito anos”, continuou o chefe do executivo.
Dival lembrou que teve duas contas reprovadas por índice de pessoal, “mas não tive coragem de demitir, pois sei como é difícil uma pessoa perder o emprego neste momento, daí arrisquei a sansão do TCM, mas sei que os vereadores têm consciência desta realidade”, externou.
Presença da mulher na política de Lamarão
Desde que foi emancipado em 1962, 11 prefeitos administraram o município e ao longo deste tempo apenas duas mulheres, Regina Santos, na eleição de 2008 e Nilda Moura, em 2016, fizeram parte da chapas majoritária, mas não obtiveram êxito eleitoral, assim sendo ainda não teve mulher ocupando o cargo maior da gestão publica municipal e nesses 58 anos de emancipado, três mulheres: Janisse Silva, Nilda Moura e Valdemire Simões Araújo, presidiram o poder legislativo.
Diante desta realidade, em seu pronunciamento, Ninha disse que tem uma personalidade muito forte e abraça com responsabilidade todas as causas que lhe são entregues “e não será diferente na gestão do município. Acredito na educação publica, sei onde a gestão de Dival acertou e nosso compromisso é de avançar, e também sei onde deixou a desejar, afinal não é possível fazer tudo em quatro anos, principalmente como ele (Dival) recebeu o município em 2013 e nestes casos vamos buscar melhorar”, falou a pré-candidata que aproveitou o ato para se filiar ao Partido dos Trabalhadores.
Vereadores aproveitaram a janela

Neste ato, os vereadores aproveitaram o período conhecido por “janela” e migraram para outros partidos. Migraram para PSD as vereadoras Joce, que deverá disputar a vaga de vice, antes ela pertencia ao MDB, Valdemire Simões popular Miri que deixou o DEM, assim sendo o PSD passa a contar com cinco vereadores. Em 2016 elegeu Jailson de Oliveira, mais conhecido por Jai de Zé Vermelho, Luciano de Jesus Silva (Malhado) e a vereadora Cleide Araujo (Keu Nadalin). Os vereadores Leocesio da Silva Muti (PSDB), Alexandre Lima (PHS), João Rosival “Dão” (PV) e José Fausto “Peteca” do MDB, migraram para o PT resumindo toda casa legislativa aos dois partidos aliados do Governo Municipal.
Deputados presentes
Os deputados estaduais Osni Cardoso (PT) e Alex da Piatã (PSD) e o federal Joseildo Ramos (PT), prestigiaram o evento. Osni lembrou que Dival de Memel lhe substituiu no Consisal e testemunhou as mudanças que o município sofreu de forma positiva após as gestões do petista. Ele também destacou o comprometimento de Dival com as causas municipalistas e os projetos que mudam a vida das pessoas.
Para o deputado Alex da Piatã, Dival assumiu o município em um momento muito difícil, mas teve a capacidade de montar uma boa equipe, contar com bons deputados na representação da Assembléia Legislativa e na Câmara federal. O parlamentar convocou a comunidade para se envolver na pré-campanha de Ninha e mais fortemente no período eleitoral.
Joseildo Ramos também destacou a necessidade de que todos se unam pela continuidade do projeto e que Dival arrumou o município, “agora ta na hora de colocar o baton e esta missão ficou para Ninha”.
Posse do PT
Além de firmar a parceria com PSD visando à eleição de outro, outro fato marcou o evento, ou seja, a posse da nova diretoria do PT cuja presidência ficou outra mulher, a professora Selma Freitas.
