A Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso de Covid-19 na Bahia, na sexta-feira, 6 de março deste ano, há exatamente 130 dias. Uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação.

A partir daquele caso todo estado já ficou em alerta e os especialistas chamavam atenção da rapidez da contaminação e que o vírus deveria chegar em todo território da Bahia e do Brasil. E realmente a cada dia os casos aumentam no último boletim de quarta-feira, 15, foram registrados 112.993 casos confirmados desde o início da pandemia, 86.708 já são considerados curados, 23.647 encontram-se ativos e 2.638 tiveram óbito confirmado de coronavírus.
Mas o estado da Bahia que é composto por 417 municípios ainda tem 17 que não estão contribuindo para estes números de casos, sendo que dois deles estão no território da Bacia do Jacuípe, ou seja, Gavião e Várzea do Poço. No boletim da Secretaria de Saúde de Várzea do Poço aparece dois casos, mas a SESAB não considera como sendo do município, pois, são pessoas de outras cidades que foram diagnosticadas na cidade. Os outros municípios sem pessoas infectadas são: Planaltino, Tanhaçu, Ibiquera, Bonito, Ibititá, Érico Cardoso, Ipupiara, Brotas de Macaúbas, Tanque Novo, Matina, Sítio do Mato, Serra Dourada, Brejolândia, Santana e Canápoiis, estes cinco últimos todos vizinhos e ficam no oeste do estado.
O município mais populoso entre esses que não tem casos é Santana com aproximadamente 25 mil, a maioria está entre 8 e 17 mil.
Redação CN