Garimpeiros de Nordestina, Cansanção, Queimadas, Quijingue, Monte Santo e Santaluz estão realizando um protesto pacifico desde o fim da noite de quinta-feira, 01, em frente aos portões da Mineração Equinox Gold no município de Santaluz para tentar chamar a atenção das autoridades competentes a necessidade de legalizar a atividade nos garimpos.

Desde a última terça-feira, 30, centenas de garimpeiros estão parados após a chegada da Polícia Federal na localidade de Deixaí em Cansanção onde destruiu maquinário e equipamentos utilizados diariamente na extração de minério.
Na cidade de Nordestina o comércio tem os garimpos como principal fonte de circulação de dinheiro e temendo a queda nas vendas e em solidariedade aos garimpeiros, os comerciantes decidiram abrir as portas a partir das 09h desta sexta-feira, 02, enquanto isso, milhares de pessoas estão concentradas em frente a Equinox que fica a cerca de 40 quilômetros.
Em instantes traremos uma reportagem com a opinião de alguns comerciantes sobre o assunto, bem como imagens do local da manifestação que começou na noite de ontem conforme matéria abaixo.