O prefeito de São Domingos, Ilário Carneiro (PSD), que também preside o Consórcio de Saúde do Sisal e a Policlínica Regional de Serrinha, acompanhou nesta sexta-feira (22) o governador Jerônimo Rodrigues na assinatura da ordem de serviço para a construção do Hospital Regional do Sisal (HRS), em Serrinha. O ato é considerado um marco histórico para a saúde da região, que passará a contar com uma estrutura moderna para atendimentos de média e alta complexidade.

Ilário destacou a importância da obra, classificada por ele como a mais relevante já conquistada pela região sisaleira. “Não tenho dúvida de que esta é a obra mais importante da região do Sisal, aguardada há muitos anos. Jerônimo entra para a história como o governador que realizou o sonho de trazer o hospital e a maternidade para nossa região. Como presidente do consórcio, só tenho a agradecer. Ele tem sido um exemplo de carisma, dedicação e trabalho, ajudando muito a nossa região e a Bahia”, afirmou.
O gestor ressaltou ainda que participou das discussões para a implantação da unidade, que será construída em Serrinha, mas atenderá de forma igualitária cerca de 18 municípios. “São Domingos deixará de mandar pacientes para Feira de Santana, a 140 quilômetros, e Salvador, a 250 km. Imagine Monte Santo e Cansanção, que são ainda mais distantes. O tempo de viagem será reduzido pela metade. É um benefício imenso para toda a região, que contará com o que há de mais moderno e tecnológico em saúde, garantindo conforto e qualidade no atendimento. Sou muito feliz por fazer parte deste grupo que vem mudando a história da Bahia e do Brasil,” completou.
Atendimento da Policlínica
Ilário Carneiro também destacou os avanços já obtidos com a Policlínica Regional de Saúde de Serrinha. Segundo ele, em 2025 a unidade realizou aproximadamente 25 mil atendimentos, entre consultas e exames especializados, e recentemente ampliou o funcionamento para sábados e domingos, beneficiando mais de 1.500 pessoas adicionais. Com a ampliação para os sábados e domingos o governo do estado não vai dividir as despesas com os municípios, assumiu 100% dos investimentos extras.

“A Policlínica de Serrinha é um exemplo de eficiência, fruto da união dos municípios com o Governo do Estado. Já conseguimos ampliar o acesso a exames e consultas que antes demoravam meses,” avaliou.
O Consórcio de Saúde do Sisal reúne os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Retirolândia, Quijingue, Santaluz, Serrinha, São Domingos, Valente e Teofilândia. A iniciativa também integra o programa federal Agora Tem Especialistas, que busca acelerar o acesso da população a consultas, cirurgias e exames especializados pelo SUS. Veja abaixo
Tipos de Exames Oferecidos
-
Exames de imagem e alta complexidade:
-
Ressonância Magnética (com e sem contraste)
-
Tomografia (com e sem contraste)
-
Mamografia
-
Ultrassonografia com Doppler
-
Ecocardiografia
-
Teste Ergométrico (esteira)
-
MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial)
-
Holter
-
Eletroencefalograma (EEG)
-
Raio-X de 500 mA
-
Eletrocardiograma (ECG)
-
Endoscopia digestiva
-
Colonoscopia
-
Nasolaringoscopia
-
Entre outros exames relacionados à oftalmologia
-
-
Procedimentos complementares e pequenos tratamentos:
-
Biópsias (de mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral, entre outras)
-
Vasectomia
-
Cauterização
-
Pequenas cirurgias
-
Cuidados com o pé diabético
-
Esses exames são fundamentais para complementar os atendimentos especializados e garantir um diagnóstico mais preciso.
Com a Policlínica em pleno funcionamento e a construção do novo hospital, a região do Sisal consolida-se como modelo de gestão compartilhada capaz de transformar a saúde pública no interior da Bahia.