A Sul-africana Gold Fields comprou todas as ações da canadense. Com a negociação, a gigante do minério marca a sua entrada no mercado brasileiro
Por Clayton Luz
Foi batido o martelo! Na sexta-feira (27), a Gold Fields – uma das maiores mineradoras do mundo -, comprou as ações da canadense Yamana Gold. A transação custou 6,7 bilhões de dólares, prevalecendo o valor dos últimos 30 dias da moeda americana, R$ 5,20.
Sediada em Jacobina, Centro-Norte baiano, a Jacobina Mineração e Comercial (JMC) será a primeira mina de ouro da Gold Fields no mercado das américas. Isso abre a perspectiva de mais avanços em pesquisa e exploração mineral no município.
Atualmente, a Gold Fields conta com mais de 17 mil funcionários e tem como pilares: maximização do potencial dos ativos, avanço no compromisso da governança ambiental, social e coorporativa (ESG), expansão e valorização do seu portfólio. Com a aquisição da Yamana Gold, a gigante do minério passará de 21 mil colaboradores.
Com a compra, a GF passa a atuar em um dos maiores mercados de ouro do mundo que é o Brasil, ampliando seu espólio nas bolsas de valores de Johannesburgo e Nova Iorque, e competirá no mercado de royalties brasileiro, dentro de um cenário promissor e crescente desde 2017.
Imagem: Brasil Mining Site