Capacitação focou no aumento da produtividade dos palmais e contou com a participação de produtores de municípios da região
Por Tamara Leal
“Foi incrível. Com uma metodologia eficaz que superou as expectativas, linguagem simples e de fácil entendimento. Paulo Suassuna ensinou sobre a palma, sua diversidade de espécies, melhor período para o cultivo e técnicas com uso de tecnologias simples. E o conteúdo também pode ser aplicado em outros tipos de cultivo”. Esta foi a avaliação da agricultora Joice Soares que, com mais de 100 produtores, participou do seminário ‘Cultivo Intensivo da Palma Forrageira’, com o engenheiro agrônomo e especialista em palma, Paulo Suassuna, no último sábado (24).
Os participantes do seminário foram de diversos municípios do Centro-Norte baiano e a atividade foi uma realização do Sebrae e integrou a 28ª Exposição Agropecuária de Jacobina (Expo Jacobina), que terminou neste domingo, dia 25.
O gerente regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, pontuou que a Expo Jacobina contribui para fortalecer relações institucionais, a exemplo de perspectivas junto à Faeb/Senar, em novas soluções para os homens e mulheres do campo.
“Tudo isso agregado ao conteúdo do Paulo Suassuna, bem como a boa aceitação do nosso público em visita ao estande, momentos de análises, reflexões e planejamento, inclusive ao principal elo da cadeia produtiva, que é o mercado, que vem sendo amplamente debatido, e em convergência ao propósito dos nossos clientes e entidades representativas presentes”, ressaltou.
Além de realizar o seminário, o Sebrae esteve com atendimento no local. Gestores falaram das ações do Sebrae na regional, em especial a Feira Baiana de Negócio da Chapada Norte (Feban), que acontece de 13 a 15 de outubro, na Faculdade Ages de Jacobina, e contará com palestras e oficinas realizadas pela entidade.
A Expo Jacobina contou também com Feira da Agricultura Familiar, rodada de negócios, exposição e julgamento de animais, 6ª Especializada Mangalarga Marchador, parque de diversão, música, gastronomia, dentre outras atrações.
O evento teve realização da Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, em parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e do Serviço Nacional de Aprendizado Rural.