Saúde Negra Importa acontece no dia 28 de outubro levando vários serviços gratuitos à comunidade Alto da Maravilha
Conscientizar e mobilizar os profissionais da área da saúde às necessidades da população negra. Este é o objetivo da 2ª Edição do projeto Saúde Negra Importa, que será realizada na sexta-feira (28), a partir da 8h, na Creche Fernando Dantas, na comunidade remanescente de quilombo Alto da Maravilha/Mutirão, em Senhor do Bonfim. A ação é uma iniciativa do Coletivo Negritude em Movimento, com apoio da Faculdade Ages, que integra o Ecossistema Ânima.
Especialista e pesquisador sobre a Saúde da População Negra, durante o evento, o médico Fleury Johnson vai realizar consultas via Telemedicina. Também acontecerá o sorteio de uma viagem para Morro do São Paulo, ofertada pela Agência de Viagem Drikabeltur; limpeza de pele com peeling de diamante no Espaço Kelly Harli; turbantes para penteados da Irecê Bijoux; realização de exames de sangue pela equipe do laboratório NewLab, curso de automaquiagem para pele negra, dentre outros sorteios.
Em comemoração ao Dia Nacional Pró-Saúde da População Negra, celebrado todos os anos em 27 de outubro, também haverá atrações culturais; vacinação; orientação nutricional; atividades de educação em saúde e práticas voltadas ao empoderamento negro. Também será servido um café da manhã.
9
“Em 2021, a primeira edição do evento contou com a colaboração da equipe da Atenção Básica. Como fruto desse momento, o registro da ação foi publicado nos Anais do Congresso Nacional dos Acadêmicos de Enfermagem com o relato desta experiência intitulada Ações de Enfermagem na Comunidade Quilombola Alto da Maravilha em Senhor do Bonfim”, lembra Tayana Sá, professora de Tecnologia da Informação da Ages, ao afirmar que, “nesse ano, o evento também será um sucesso”.
A iniciativa envolve o Coletivo Negritude em Movimento, formado por alunos da instituição em Senhor do Bonfim e a professora Tayana Sá, tendo o apoio da Equipe de Estratégias de Saúde da Família do Mutirão; profissionais de saúde da Ages Senhor do Bonfim; sociedade civil organizada e do comércio local.
Programação
08h – Abertura com café da manhã, atração cultural e zumba;
08h30 às 12h – Palestras sobre doenças prevalentes na população negra;
– Aferição dos Sinais Vitais (PA, HGT);
– Orientação Nutricional com a nutricionista e prof.ª da Ages, Ana Paula;
– Realização de exames de sangue ( NewLab);
– Testes rápidos para ISTs;
– Orientações para prevenção de Pé Diabético com a enfermeira e prof.ª da Ages, Bárbara Bispo;
– Massagem (Fisioterapeutas convidados);
– Design de sobrancelha (profissionais voluntários);
– SPA dos pés;
– Vacinação ( APS);
– Orientações sobre câncer de mama e de próstata;
– Palestra sobre Impacto do Racismo nas crianças e adolescentes da comunidade;
– Penteados afros;
– Corte de cabelo masculino.