Exposição de negócios, comercialização e capacitações foram alguns dos atrativos da feira que aconteceu de 13 a 15 de outubro, na Faculdade Ages
Por Tamara Leal
O Centro-Norte da Bahia se despediu da 13ª edição da Feira Baiana de Negócios (Feban), realizada no município de Jacobina entre os dias 13 e 15 de outubro. Segundo os organizadores, durante os três dias de evento, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções da Faculdade Ages, para conhecer os produtos e serviços, além de prospectar negócios com os mais de 50 expositores participantes.
Como apoiador e patrocinador, o Sebrae realizou uma série de atividades na Feban, dentre elas: as palestras “Fortaleça a sua imagem profissional” e “Inteligência Emocional para Crescimento dos Negócios”, e também a oficina “Planejamento e metas empresariais” e o curso “Boas práticas na produção de queijos artesanais”. Ao todo, as capacitações contaram com 125 participantes.
Para o gerente do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, esse foi um encontro diferente, inovador e de propostas reflexivas com foco nos negócios. “Depois de uma pausa de 11 anos, a Feban aconteceu em grande estilo e o Centro de Convenções Ages já se consolidou como local para sediar grandes eventos. Os treinamentos que realizamos aconteceram com salas cheias e temas considerados assertivos. Nós, da equipe Sebrae, vibramos muito com o contato mais próximo, os abraços, os olhares e as visitas do público aos estandes”, pontuou.
Geronilson ainda destacou a presença dos diretores e membros do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, na feira. “A passagem do conselho e da diretoria do Sebrae foi extremamente positiva. Acredito que eles levam daqui experiências e impressões positivas pois estamos todos unidos com o propósito de desenvolver e fomentar as micro e pequenas empresas da região”, finalizou.
Estiveram presentes na abertura da Feban e prestigiaram os estandes de clientes e parceiros do Sebrae o presidente do CDE, Carlos Andrade; o superintendente, Jorge Khoury; o diretor técnico, Franklin Santana Santos; o diretor administrativo-financeiro, José Cabral Ferreira; e o vice-presidente do CDE, Humberto Miranda.
O empresário Levi Bahia, um dos integrantes da comissão organizadora da Feban, falou do sucesso do evento. “O objetivo da Feban foi cumprido e as expectativas superadas. Houve muita troca, networking, fortalecimento dos negócios locais, negociações colaborativas e inovação, o que fortaleceu a feira e a cidade. A construção foi feita a várias mãos, destaco a importância de cada um neste processo. No próximo ano, a feira volta ainda melhor”, ressaltou Levi.
A Feban foi realizada pela Bahia Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), com patrocínio do Sebrae, Senar, Yamana Gold, Instituto Yamana e Ages, além do apoio da prefeitura de Jacobina, Sindicato Patronal de Jacobina e Região (Sindipat) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jacobina.
Imagem: Divulgação