Promovido pelo Sebrae e pela Faeb/Senar, capacitação aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro, na Faculdade Ages
Por Tamara Leal
Vinte empreendedores e produtores rurais da região de Jacobina, no Centro-Norte do estado, participaram, nos dias 14 e 15 de outubro, do curso ‘Boas práticas na produção de queijos artesanais’, ministrado pelo especialista e fabricante de queijos Amaro Ezequiel, durante a Feira Baiana de Negócios (Feban). Promovida pelo Sebrae e a Faeb/Senar, a capacitação aconteceu no laboratório do curso de Nutrição da Faculdade Ages, em Jacobina.
A produção e o consumo de queijo têm crescido cada vez mais e isso despertado o interesse dos produtores na busca por qualificações. O gestor do Sebrae em Jacobina, Valdemir Matos, explica que a produção de queijos artesanais também passou a ganhar destaque em outras regiões da Bahia e no Brasil.
“O cenário favorável impulsiona a produção leiteira. Mas precisamos ter em mente qual o nicho de mercado se destina essa fabricação, até pelo alto grau de qualidade desses produtos. Assim, seguir as boas práticas de produção é fundamental no avanço do fabrico de queijos artesanais”, ressaltou Matos.
Consumo
Com o registro do consumo médio per capita de cerca de 5,6 quilos por ano, o Brasil é o quinto maior produtor de queijo do mundo e a produção do alimento absorve cerca de 36% da produção total de leite do país, segundo estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ).
O consumo do queijo cresceu durante a pandemia e o setor ligado à produção torce para que o país eleve a ingestão do produto. Na Espanha, por exemplo, o consumo oscila entre 7,5 e 8 quilos per capita por ano, quantidade parecida ao que é consumido no Uruguai. Na América Latina, a Argentina é o país que mais consome queijos, com 12 quilos anuais per capita.
Sebrae e o Agronegócio
Por meio do programa AgroNordeste, o Sebrae e entidades parceiras atendem dezenas de produtores de leite no Centro-Norte baiano. Junto a este público, são realizados cursos de boas práticas, aperfeiçoamento na produção, dias de campo, oficinas, palestras, missões técnicas, dentre outras capacitações que buscam transformar o produtor em empreendedor rural, mostrando possibilidades e viabilidades econômicas para os empreendimentos.
Mais informações sobre as soluções da entidade podem ser obtidas na sede do Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação ou pelo telefone (74) 3621-4342. Os interessados também poderão fazer contato com o Ponto de Atendimento do Sebrae em Senhor do Bonfim, que fica na Rua Benjamin Constant, nº 12, Centro, ou através do telefone (74)