Aumentos das tarifas de energia elétrica e crises energéticas também são fatores que influenciam na escolha dos empreendedores
Por Tamara Leal
Impostos, matéria-prima, mercadorias, equipamentos, mão de obra, água e energia elétrica… são muitos os custos para abrir e manter um negócio. Tudo isso faz com que empresários busquem soluções para diminuir as despesas de empreender no Brasil. Gestão de compras/estoque, gestão financeira e redução de gastos com o consumo são algumas das alternativas.
Em Jacobina, empreendedores têm apostado nos sistemas fotovoltaicos para produção própria de energia. Os aumentos das tarifas de energia elétrica – que ocorrem regularmente e pesam nos caixas das empresas -, e as crises energéticas – que afetam diretamente na produção da indústria e comercial -, são fatores determinantes para essa escolha.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar e Fotovoltaica (Absolar), com o sistema fotovoltaico é possível economizar entre 80% a 90% na conta de energia elétrica. Além disso, investir em energia solar possibilita a imediata valorização do imóvel, tem rápida instalação e baixo custo de manutenção, vida útil de mais de 25 anos, não faz barulho, não polui o meio ambiente, dando a empresa destaque como empresa socialmente/ambientalmente responsável.
Foi apostando nessa economia que o empresário Rangel Gonçalves Santos, da Panificadora Jacobina, adquiriu o sistema fotovoltaico. “Investir em energia solar foi uma grande mudança para a nossa empresa. Éramos bombardeados com faturas altíssimas o que fez com que pensássemos neste investimento, de retorno rápido, e hoje já economizamos uma média de R$ 3 mil por mês”, ressalta.
Proprietários de lojas em Jacobina e Miguel Calmon, Cecílio Junior Farias e Mônica Mascarenhas, também investiram em energia solar. “Há cerca de dois anos decidimos produzir a nossa própria energia e foi uma decisão bastante acertada: um investimento que gera economia”, revela Junior.
Faça o seu orçamento
Agora em Jacobina chegou a Mayon Energia Solar, empresa com larga experiência e que atende todo o estado. Você pode ser mais um dos beneficiados com a instalação de kits fotovoltaicos em sua residência, empresa ou propriedade rural.
Faça o seu orçamento, sem custo, e financie o seu projeto em até 120 meses e com até seis meses de carência. A Mayon mantém parceria com o Santander, BV e o Solfácil – mas o cliente pode optar pela instituição financeira de sua preferência ou que lhe ofereça condições mais favoráveis. Entre agora mesmo em contato pelo WhatsApp (74) 9 9121–2859 – e seja mais um a economizar.