O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (28) ao bahia.ba que, em sua análise, “as chances das oposições [ao governo do Estado] na Bahia vencerem é muito maior” nas eleições do próximo ano, “do que foi em 2022”. “Até porque 20 anos ninguém aguenta né gente”, declarou o gestor municipal em referência ao período em que o PT comanda o governo estadual baiano.
“Em 22, você tinha outro momento político, na política nacional, efetivamente, você tinha um cenário de polarização entre o atual presidente e o ex, que não irá, ao meu ver, se repetir [em 2026]. Você tinha um governador que não tinha oposição, muito por conta da pandemia, e saiu bem avaliado, diferente do atual, o governador anterior tinha um índice de aprovação maior que o de reprovação, diferente do atual”, avaliou o prefeito.
Bruno ainda afirmou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) “se escondeu atrás de um partido” durante as eleições de 2022 e atribuiu sua vitória ao desconhecimento da população sobre sua figura.
“Agora eles [a população] o conhecem, está ai, as pessoas estão vendo quem é ele, tem a oportunidade de conhecê-lo quando ele fala, emite suas opiniões, ou quando ele demonstra que conhece ou o que desconhece do estado, então teremos em 2026 um cenário completamente diferente do que 2022”, concluiu o gestor municipal.
As declarações de Bruno foram feitas em entrevista coletiva durante o lançamento do projeto-piloto de coleta seletiva com agendamento online e veículo elétrico.