A empresária Isabela Suarez tomou posse nesta segunda-feira (28) como presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB) para o biênio 2025/2027, numa cerimônia com a presença de autoridades e empresários do setor produtivo na sede da Associação no bairro do Comércio. Ela é a segunda mulher, na história de 214 anos da ACB, a assumir a presidência da entidade.
“Quando uma mulher assume a presidência, acho que a casa dá uma visão de modernidade, de inclusão, de novos tempos, ao escolher lideranças conectadas, a necessidade de representatividade”, destacou Isabela, em entrevista à imprensa.
“Ao mesmo tempo, reafirma a tradição que construiu a história da ACB até aqui. Essa é uma casa bicentenária, que testemunhou os grandes acontecimentos da economia e da história da Bahia e do Brasil”, emendou.
Isabela Suarez foi eleita em 11 de junho em chapa única, dia em que o então presidente da ACB Paulo Cavalcanti também foi escolhido para presidir o Conselho Superior da entidade.
A nova Diretoria Executiva contará com dez vice-presidentes: Maria Constança Carneiro Galvão, José Luiz Costa Sobreira, Georges Humbert, Ricardo Luzbel Silva Soares Bonfim, Marcelo Neeser Nogueira Reis, Guilherme Campelo Travisani, Agnaluce Moreira Silva, Carlos Henrique Jorge Gantois, Zilan da Costa e Silva e Rosemma Burlacchini Maluf.
Durante a posse, a nova presidente anunciou que uma das suas primeiras ações será a requalificação do palácio-sede da ACB, inaugurado em 1817. “Quero entregar esse ativo emblemático para a população de Salvador, para que as pessoas conheçam um pouco da economia e de como o Brasil foi constituído”.
Ele disse ainda que pretende criar uma comissão de proteção ao empresariado. “Todo empresário que se sentir injustiçado ou encontrar dificuldades para implementar sua atividade pode ter a Associação Comercial como aliada. É preciso fazer análises críticas sobre as feridas, mas também mostrar os bons caminhos”.
Antes de chegar à presidência, Isabela foi vice-presidência de Sustentabilidade da ACB, em razão de atuação no direito empresarial e de sustentabilidade, junto à ONG Fundação Baía Viva, da qual é fundadora, voltada à valorização da Baía de Todos-os-Santos.
Entre as autoridades estavam o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), o ex-prefeito e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos (PSD), o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Muniz (PSDB), e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB).
Fonte: Política Livre