Na manhã desta terça-feira, 4 de novembro, a Justiça Eleitoral da Bahia determinou a recontagem dos votos referentes às eleições municipais de 2024 em Santo Amaro da Purificação, motivada pela constatação de fraude na cota mínima de candidaturas femininas do Partido Mobiliza.
De acordo com o processo conduzido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), quatro candidatas — Bruna Carolina dos Santos, Maria Thereza Torres Leoni, Joselita Silva de Santana e Celeste dos Reis — integraram a chapa do partido Mobiliza sem realizar campanha, obter votação expressiva ou prestar contas regularmente, o que caracterizou a utilização de “candidaturas-laranjas” para cumprimento formal da cota de 30%.
Como consequência dessa decisão, foram anulados os votos atribuídos ao partido Mobiliza e, em decorrência da recontagem, o vereador Nelson Coelho (“Nelson da Pesca”) perdeu seu mandato. Em seu lugar assume o suplente Washington Luis de Jesus Alves (“Guri do Pilar”) (PCdoB), que teve 493 votos conforme o novo apuramento.
O presidente da junta eleitoral, o juiz Abraão Barreto Cordeiro, ressaltou que “o único caminho a ser trilhado é o que reconhece a fraude à cota de gênero, com a consequente anulação de todos os votos do partido envolvido”. A medida marca uma mudança significativa no panorama político municipal, abrindo espaço para uma nova dinâmica na Câmara de Vereadores de Santo Amaro e alertando para o rigor no cumprimento das exigências legais de gênero nas eleições.
Informe Jacobina / Com informações de “InstantBA”