No próximo sábado, dia 8 de novembro, a Bahia participa intensamente do Dia D nacional de combate às arboviroses Dengue, Zika vírus e Chikungunya — por meio de uma mobilização que envolverá mutirões de limpeza, visitas domiciliares, inspeções e ações educativas em residências e espaços públicos.
A iniciativa integra a nova campanha com o lema “Não dê chance para dengue, Zika e chikungunya”, lançada pelo Ministério da Saúde, que alerta para a necessidade de agir antes da temporada de maior transmissão e reforça que mais de 30% dos municípios estão em estado de alerta para essas doenças.
Em âmbito estadual, a mobilização da Bahia começou já no início da semana, com diversas ações de campo para reforçar a atenção sobre os focos do mosquito e envolver lideranças comunitárias.
Entre as medidas recomendadas à população estão: manter caixas-d’água bem fechadas, eliminar recipientes com água parada como pneus, vasos e garrafas, limpar calhas e permitir o acesso de agentes de saúde ao imóvel. A colaboração doméstica é considerada essencial para o êxito do programa.
A iniciativa reforça que, apesar da queda de casos em alguns locais, o risco permanece elevado — especialmente por conta de variações climáticas e mudanças sociais que favorecem a proliferação do Aedes aegypti.
Informe Jacobina / Com informações de TodaBahia