O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (20) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visite o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena no Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como “Papudinha”, em Brasília. A visita está marcada para quinta-feira (22), no período das 8h às 10h, e integra uma série de autorizações concedidas pelo magistrado a pedidos formulados pela defesa do ex-mandatário.
Além de Tarcísio, Moraes também autorizou encontros com o irmão de Michelle Bolsonaro, Diego Torres Dourado, e com o vice-presidente do PL em Rondônia, Bruno Scheid, que deverão ocorrer nos dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente. Todas as visitas exigem aval judicial, dado o regime de detenção em que Bolsonaro se encontra.
A autorização ocorre em um momento de disputas internas na base bolsonarista, com movimentações que envolvem apoios e estratégias para as eleições de 2026. O ex-presidente foi transferido para a Papudinha no último dia 15 de janeiro, depois de passar quase dois meses na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde o regime de visitas era mais restrito.
As visitas no complexo penitenciário podem ocorrer em áreas internas e externas e são previstas em janelas de horários ampliadas — das 8h às 10h, das 11h às 13h e das 14h às 16h — às quartas e quintas-feiras, permitindo maior flexibilidade em relação ao local anterior de detenção.
O encontro com Tarcísio marca a primeira visita do governador paulista a Bolsonaro desde que este foi transferido para a Papudinha e pode ter desdobramentos políticos significativos no contexto da corrida eleitoral que se aproxima.
Informe Jacobina / Com informações de Bahia.ba